Ansiedade x Gestão de Tempo

30/09/2021 Por Rayana Azevedo

“Conjunto de perturbações mentais caracterizadas pelo sentimento de ansiedade e medo”. De maneira generalizada, essa é a frase que define o Transtorno de Ansiedade. O Transtorno, em si, não teve resultados numéricos expressivos de aumento, mas o sentimento de desconforto tem sido cada vez mais relatado nos noticiários. A geração mais ansiosa do século sofre continuamente com os efeitos da preocupação com o futuro e com a pressa de aproveitar o próximo minuto como se fosse o último. A ansiedade é saudável para o nosso corpo, ela já nos salvou de muitos perigos ao longo da nossa vida. Contudo, em excesso ela pode nos tornar reféns do tempo e fazer com que o presente momento seja desconfortável.

É nesse momento que a Gestão do Tempo se sobressai como uma das principais soft skills no mundo empresarial. A capacidade de gerir o tempo, é totalmente atrelada a capacidade de autogestão. Ela envolve de maneira bem ampla a gestão emocional. Saber identificar as nossas prioridades, entender os nossos limites, buscar o melhor método e ferramentas, faz com que consigamos controlar, ainda que um pouco, a ansiedade no trabalho. A habilidade de se organizar alivia o peso do futuro. Isto é, como pessoas ansiosas, conseguimos enxergar de maneira sólida os nossos planos para o dia e semana.

Antes de iniciar o assunto é importante lembrar: o diagnóstico de transtorno vem de médicos psiquiatras e a ajuda psicológica é função do psicólogo. Procure ajuda e caso seja necessário ligue 188, Centro de Valorização da Vida.

  1. O poder da paciência e o autoconhecimento como aliados

O imediatismo vem nos consumindo a cada dia desde que a nossa rotina de trabalho tornou-se remota. Quantas vezes você ficou impaciente esperando o seu colega de trabalho te enviar o documento que seria necessário para continuar a sua jornada e ficou impaciente (ainda que só tenha se passado 3 minutos que enviou a mensagem)? O senso de urgência exacerbado pode desencadear uma série de sintomas ansiosos. Isso ocorre pois temos uma sensação de impotência quando percebemos que nem tudo está sob o nosso controle.

O poder da paciência não é fácil, já que a mente é mais rápida que qualquer processo que possamos realizar. Então, algumas dicas de como amenizar o sentimento ansioso com a Gestão de Tempo:

  • Entenda o horário que você gosta de trabalhar e também a rotina que se adequa ao seu estilo de vida e ao seu contexto atual. O autoconhecimento deixa tudo mais fácil.
  • Anote em um planner, post it, papel, agenda (o que for melhor para você) tudo o que precisará entregar na semana.
  • Identifique quais tarefas estão relacionadas a seus colegas de trabalho.
  • Ajuste um prazo para que você consiga receber o documento, iniciar o seu trabalho e entregá-lo no prazo.
  • Entenda que a comunicação assíncrona requer tempo de resposta. Em caso de emergência, ligue!
  • Saiba respeitar o horário do seu time.
  1. Ser multitarefa não é produtivo

Você está almoçando enquanto responde seu WhatsApp e escreve a pauta da reunião. Certamente, você leu alguma mensagem, pensou na resposta e deixou de responder. Mais tarde, alguma frase da pauta da reunião não vai fazer sentido. E, com certeza, você vai ficar com fome mais rápido porque não prestou atenção na sua alimentação. A falta de presença reduz nosso foco e atenção. Além disso, aumenta exponencialmente o número de erros cometidos em uma tarefa. O corpo e mente cansados tendem a pedir por mais descanso no final do dia. Assim, como o corpo “fala”, os sintomas físicos deixam explícitos os sentimentos de ansiedade e a necessidade por pausa. Por isso, a gestão de tempo é eficaz nesse sentido:

  • Priorize o que você precisa para já! (No caso acima, almoce e depois faça a pauta. Lembra que a mensagem no WhatsApp é sem urgência? Treine a sua equipe com o poder da paciência).
  • Diminua as distrações do dia a dia e foque completamente em uma tarefa. Você vai conseguir fazer em 30 minutos o que levaria 1 hora e meia com distrações.
  • Arrumar a casa enquanto faz reunião não é produtivo. Separe o tempo pessoal do profissional e saiba dizer não quando necessário. (Remarque encontros, caso precise).
  • Encontre tempo para levantar e realizar outras tarefas (pode ser se alongar, ouvir música, tomar banho ou passear com seu cachorro).
  1. Entenda os seus momentos

Se você chegou até a esse momento dizendo “já sei de tudo isso, mas ainda assim não consigo ser produtivo(a)”, então vou te dar a cereja do bolo que você, provavelmente, já deve ter ouvido por aí, mas dificilmente consegue aplicar na sua vida. E pessoalmente, eu te entendo. Então, o mais importante: Comunique-se! Crie uma relação de confiança com o seu líder e liderados. Com isso, você fará com que eles compreendam seus melhores e piores momentos para produzir. Ter um lugar propício e seguro para trabalhar é, de praxe, um dos maiores aliados no meio empresarial para o alívio da ansiedade.

Simultaneamente, também permita-se estar em um momento ruim. Entenda que vivemos em uma montanha russa de emoções a todo momento. Augusto Cury, em seu livro: Ansiedade, o mal do século, reproduz uma frase que diz que “toda vez que hiper aceleramos os pensamentos, a emoção perde em qualidade, estabilidade e profundidade.” E as emoções são necessárias para a nossa zona criativa e para a construção do nosso trabalho.

  1. Um ano inteiro amarelo

O setembro amarelo faz-se necessário para a prevenção ao suicídio e também dá a devida atenção à saúde mental. No entanto, que nós possamos fazer um ano inteiro amarelo. Somente assim prezaremos pelo nosso bem estar emocional e também dos nossos colaboradores.

Novamente, caso precise desabafar, ligue 188, Centro de Valorização da vida. Ou acesse o site: CVV | Centro de Valorização da Vida

“Sem perceber, a sociedade moderna – consumista, rápida e estressante – alterou algo que deveria ser inviolável, o ritmo de construção de pensamentos.”

– Augusto Cury